“O Carisma é a nossa maior identidade, é por ele que seremos salvos” (Amedeo Cencini)
A consagração dos membros na Comunidade Eucaristós se dá de duas formas, como Comunidade de Vida ou como Comunidade de Aliança. Estas formas de vida são compostas por jovens e adultos, casados, celibatários pelo Reino dos Céus, diáconos e sacerdotes, chamados a viver a mesma radicalidade vocacional.
São os membros chamados à doação total do tempo, dos dons e da própria vida, deixando os seus planos pessoais e bens, vivendo segundo o governo da providência divina e da partilha e observando os conselhos evangélicos de pobreza, castidade e obediência.
A missão destes membros é a vida contemplativa e a vivência comum intensa, sendo, por isso, o “pulsar do Carisma” para toda a Comunidade, por onde transbordam as profecias do coração do fundador. É como a nascente de um rio, que possui todos os nutrientes e a pureza original do carisma, transbordando especialmente na Comunidade de Aliança.
São os membros chamados a seguir Jesus Cristo no meio secular, vivendo com radicalidade as exigências do Carisma Eucaristós, sustentados pela Graça Divina.
A missão dos membros de Comunidade de Aliança é testemunhar a vivência do Evangelho na sociedade, por meio da vida consagrada de pobreza, castidade e obediência. Este é o caminho do rio, que percorre por muitos lugares e alcança muitas pessoas.
Este rio que nasce na Comunidade de Vida e passa pela Comunidade de Aliança, no final do seu curso, alcança amigos, participantes e toda pessoa que de alguma forma é tocada pelo carisma.
O Carisma nasceu para a humanidade inteira, e não apenas para os engajados. Por isso todos, indistintamente, são convidados para beber desta espiritualidade própria, inspirada por Deus.