O Carisma Eucaristós é “Tornar vivo o mistério da Sagrada Eucaristia, fazer de nossas vidas uma Missa, uma sublime Ação de Graças”. Está fundamentado no mistério cristológico segundo o evangelho de João 6,56: “Quem come minha carne e bebe o meu sangue, permanece em mim e eu nele”. O permanecer de Cristo em nós é o que nos permite estender a ação de graças por todo o tempo.
Aos pés de Jesus Eucarístico, os membros da comunidade encontram a força que os impulsiona para uma nova evangelização. Chamados a tornar vivo o mistério da Eucaristia e a levar todas as pessoas a terem uma experiência viva com Jesus Eucarístico, os portadores deste Carisma assumem a missão de formar corações eucarísticos.
São Padre Pio, devido à intensa adoração ao Santíssimo Sacramento e à vivência da Santa Missa como ápice de sua santidade, tendo feito da sua vida uma verdadeira Missa, sacrifício e ação de graças. Com as suas palavras: “O mundo pode viver sem o sol, mas nunca sem a Santa Missa!”, nos ensina que Jesus Eucarístico é o centro da nossa vida.
Santa Teresa por ser mestra de oração e doutora da Igreja, tendo um profundo testemunho de vivência da santidade na sua humanidade e também por ser sinal de novas fundações como reformadora do Carmelo. Como nos ensina a doutora da Igreja: “Só Deus basta!”, e assim nos leva a uma intimidade esponsal da alma com Deus.
São João Bosco pela profunda devoção à Santíssima Virgem e à Eucaristia, pelo dom do ensino e pela dedicação aos jovens. Ao dizer: “Basta que seja jovem para que eu te ame.”, nos mostra que devemos ter o jovem como prioridade na vocação.